sexta-feira, 1 de junho de 2012

Porque isso foi acontecer comigo?


Porque isso foi acontecer comigo?

  




Anésio acabou de virar evangélico. Ô glória! Andava feliz e sorridente com a bíblia debaixo do braço. Pregava pra todo mundo e todo tempinho extra que tinha, lá estava, lendo a Palavra. Orava e jejuava sempre e buscava diariamente a presença do Senhor... Sentia-se forte porque afinal, ouvia sempre do povo assim: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Tinha decorado isso...
Passou um tempo e Anésio ouvia:

DA BOCA DO POVO: Tudo posso naquele que me fortalece......  
ENTÃO PENSAVA: Agora é só vitória!

Aconteceu uma luta aqui, outra ali...

MAS ESTAVA NA BOCA DO POVO: Maior é o que está em nós do que o que está no mundo...  
ENTÃO PENSAVA: Deus vai dá vitória!

Aparecia outra dificuldade mais adiante, e mais outra...

TAVA NA BOCA DO POVO: Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus...
PENSAVA: Em tudo daí glória, né?

Lá vem mais luta! Pô... esse negócio tá esquisito...

O POVO DIZ: O Senhor é meu pastor e nada me faltará...
ELE PENSAVA: É, amém...

E mais luta, mais e mais...

O POVO DIZ: Anésio é homem de pequena fé...
ELE PENSOU: Como? Claro que não! Tudo posso naquele que me fortalece... O Senhor é meu pastor e nada me faltará... tudo coopera para o meu bem... Deus vai dá vitória...

As lutas continuam...

POVO DIZ: Anésio é pecador, convém que eu me afaste dele, afinal, não devo sentar na roda do escarnecedor...
E ANÉSIO PENSA: Não vou mais na igreja, isso é papo furado!


Talvez você conheça alguém que, como Anésio, não vai mais a igreja porque simplesmente não acredita mais em nada, ou porque se decepcionou com o que ouviu por lá.
Há vários Anésios por aí...
Mas a questão é: PORQUE?

Ele estava tão feliz, vivia lendo a bíblia, orava... que será que houve?

Duas coisas levaram Anésio a desistir e deixar sua fé desmoronar.

1)     Ouviu o que o povo diz... o povo muitas vezes diz o que ouviu de outro e assim por diante... Muitas pessoas sabem versículos bíblicos não porque leem ou estudam a bíblia, mas porque ouvem falar. “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” Oséias 4:6
2)     Sua fé não estava alicerçada no Evangelho de Jesus. Ele construiu sua fé num terreno arenoso, com os ventos e chuvas da tempestade da vida, sua fé desmoronou. "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24


Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. João 17:15
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Crente   “versus”  sofrimento

Quantas doutrinas hoje ensinam somente “vitórias”? Músicas em evidência e pregações na televisão ensinam pessoas e serem “super-crente”. Alguém que faz justiça na própria força para ter o que quer.  
Cristãos tem enfrentado o mundo, as lutas, os conflitos, totalmente despreparados para tal. E muitos deixam a fé porque foram “destruídos” pelas tempestades da caminhada.  

Estamos no mundo, fato inegável. O mundo perece nas mãos de satanás e nós.... precisamos de alicerce!
Jesus Cristo é o nosso alicerce. Sua palavra é nosso alicerce.

Devo então me conformar com a dor, com o sofrimento? Já que Ele disse que eu terei aflição...

NÃO, DE FORMA ALGUMA. 

Então porque eu sofro??? Porque isso foi acontecer comigo???

Segundo a Bíblia, há duas hipóteses para o sofrimento:

1)     Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas 6:7
Deus é mau? Ele pune? Não, ele deixa que as consequências dos nossos erros venham à tona.
Corrigir, disciplinar, são atitudes de quem ama. Hb 12:6 Como um pai corrige seu filho porque o ama e quer o melhor para ele, assim faz Deus.
O que podemos fazer quando essa é a causa do nosso sofrimento? Examinar-se a si mesmo e arrepender-se dos erros. Quando isso acontece: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9
Somos purificados, lavados, limpos da sujeira que acumulamos com o pecado. Há a consequência, mas esta é aliviada pelo jugo de Jesus Cristo. Condenação não há. Reconhecido o erro, não pode haver “consumição própria” com sentimento de culpa interior.

2)     Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.  João 9:3
As vezes há um preço a se pagar pela obra de Deus. Lendo Atos 16:19-40, vamos ver Paulo ensinando sobre Jesus e sendo preso e açoitado por isso. Na prisão, com os pés atados, orava e CANTAVA. Pregou ao chefe da guarda, converteu ele e sua família e ainda, quando solto, se reúne com os discípulos e os ENCORAJA A PERSEVERAR!!!
Quando o sofrimento é para a glória de Deus, quem sofre, praticamente não sente pois está sustentado pelo Senhor!!!


De qualquer forma, somos sempre amparados pelo Senhor. Nunca o próprio Deus fará algo de mal a nós, pois Ele é bom e seu caráter é benigno, porém, quando cometemos um erro estamos praticamente dizendo ao diabo: “pode vir, eu não ligo”.
 Damos legalidade, permissão para que soframos com “ataques” contra nossa vida.
As vezes, o diabo nem se manifesta mas a própria natureza se manifesta contra um erro nosso. Por exemplo: estou com muita dor de barriga, passando mal, pois no almoço comi três pratos cheios de feijoada.
Mas o Senhor, em nenhum dos casos se afasta de nós. Ele fica ao nosso lado, esperando que nos lembremos Dele, que reconheçamos que somos falhos. Ele sempre está ao nosso lado.
Mesmo quando não vemos... Ele está lá.


“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” 1 Pedro 2:24-25

ALICERCE = BÍBLIA (NÃO DEBAIXO DO BRAÇO, OU NO CELULAR, MAS NO CORAÇÃO)

NÃO SEJA UM ANÉSIO, MAS ORE PELOS ANÉSIOS QUE VOCÊ CONHECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário